Conheça os benefícios do Tofu


Conheça os benefícios do Tofu


O tofu é um ingrediente muito comum na culinária japonesa e também benéfico para nosso organismo

O tofu é um queijo feito da coalhada de soja, muito consumido no Japão, principalmente por aqueles que mantêm uma dieta vegetariana. O alimento também é muito comum em sopas japonesas, como misoshiru, udon, oden e sukiyaki.

  Além de ser um alimento rico em proteínas, ferro e cálcio, ele também traz outros benefícios para saúde. Conheça alguns:

- Combate o envelhecimento

Consumir tofu regularmente ajuda a retardar o processo de envelhecimento. O queijo ajuda a manter a elasticidade da pele e tonifica os músculos faciais, evitando o aparecimento de rugas.

- Previne doenças cardíacas

O tofu pode reduzir o colesterol ruim, contribuindo assim para a saúde cardiovascular.

- Previne vários tipos de câncer

É uma boa fonte de selênio, mineral necessário para o bom funcionamento do sistema antioxidante do corpo, que protege contra vários tipos de câncer, especialmente de mama, cólon e próstata.

- Mantém dentes e ossos saudáveis

O queijo proveniente da soja é detentor de um alto teor de cálcio, tornando mais saudáveis os ossos e dentes. Ele também ajuda a prevenir artrite reumatóide e outras doenças ósseas.

- Alivia os sintomas da menopausa

Quando consumido regularmente, o tofu ajuda a estabilizar os níveis de estrogênio durante a menopausa. Isto leva a redução de alguns sintomas desconfortáveis desse período, como ondas de calor, por exemplo.

- Previne queda de cabelo

Uma das proteínas do tofu é convertida em queratina. Esta é importante para a saúde e proteção dos cabelos, pois além de ajudar a manter uma aparência saudável, ela também controla a queda.

- Mantém o cérebro, fígado e rins saudáveis

Estudos apontam que consumir tofu regularmente ajuda a reduzir riscos de doenças do cérebro relacionadas à idade, danos no fígado e doenças hepáticas. Além destas, o consumo do queijo também ajuda a prevenir doenças renais, principalmente, em portadores de diabetes tipo 2.