Maneki Neko, o Gatinho da Sorte Japonês


Maneki Neko, o Gatinho da Sorte Japonês


Originais do Japão, os Maneki Nekos possuem muitas lendas que contam sobre seu surgimento.

Quem nunca se deparou com aqueles gatinhos japoneses que têm pata pra cima em lojas, restaurantes e até em casas de amigos? No Japão eles são conhecidos como Maneki Nekos e são famosos por trazer sorte, proteção, prosperidade, saúde e felicidade para onde estiverem.

Originais do Japão, os Maneki Nekos possuem muitas lendas que contam sobre seu surgimento.  A lenda do Tempo de Gotokuji e a da Senhora Idosa são umas das mais populares.

Templo Gotokuji

Esta é uma das lendas sobre a origem dos Maneki Nekos e acontece no início do Período Edo (1603-1867) no templo Gotoku-ji.

Durante uma tempestade, um samurai se abriga debaixo de uma árvore e ao olhar para o templo, vê o gato do sacerdote, que está com a pata levantada. O samurai, então, pensa ser um aceno e vai até o templo para se abrigar. Pouco tempo depois um raio atinge a árvore, em que ele estava.

O samurai e o sacerdote consideraram isso um ato de sorte.

A Senhora Idosa

Esta conta a história de uma senhora que tinha um gato, do qual gostava muito, porém teve que vendê-lo devido à sua condição de extrema pobreza. Pouco tempo depois, o gato apareceu em um de seus sonhos e pediu que a antiga dona fizesse uma estátua que o representasse.

A senhora obedeceu ao pedido de seu gato. Passado algum tempo, ela se viu obrigada a vender a estátua para conseguir dinheiro. Isso a encorajou e ela passou a fazer e vender cada vez mais estátuas de seu antigo gato, conseguindo assim uma vida mais próspera.